segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Crença

Vocês já viram o seriado House?
É uma série sobre um médico, e a forma como as pessoas ao redor dele reagem ao intelecto superior e à completa falta de etiqueta social que ele tem.

Dr. Gregory House é um cara com raciocínio lógico.
Isso é algo que normalmente não combina com uma boa interação social... Afinal, se você parar pra pensar nas ações das pessoas a sua volta, fica difícil gostar de pelo menos 80% delas.

Porém, por trás desse jeito, aparentemente, desajeitado com as pessoas... House tem habilidades de análise de personalidade e caráter que beiram o absurdo.
E a completa falta de etiqueta faz com que ele consiga dizer "verdades" que ninguém tem coragem de falar.

Ele é aquele cara "odeio ter que admitir, mas ele tá certo", sabe?

Existem muitas coisas que eu concordo no que ele fala. E algumas que eu discordo em absoluto.
Porém, tem uma frase que é simplesmente perfeita.
Ele fala ela pra uma freira, durante um episódio da primeira temporada... Quando ela se recusa a receber tratamento por acreditar que Deus a salvaria.

"You can have all the faith you want in spirits and the afterlife... and heaven and hell.
But when it comes to this world, don't be an idiot.
'Cause you can tell me that you put your faith in God to get you through the day, but when it comes time to cross the road, I know you look both ways."

Em uma tradução aproximada (mantendo o sentido, mesmo que não seja literal), seria algo assim:
"Você pode ter toda a fé que quiser em espíritos e vida após a morte... e céu e inferno.
Mas quando o assunto é este mundo, não seja uma idiota.
Porque você pode me dizer que coloca sua fé em Deus para guiar os seus passos, mas quando chega a hora de atravessar a rua, eu sei que você olha pros dois lados."

Essa frase reflete a hipocrisia e a falta de crença que as pessoas têm nas suas próprias crenças.
Se você quer acreditar em algo, acredite 100% do tempo... Não apenas quando parece conveniente... Ou "bonito".
Ou, o que seria mais correto, saiba diferenciar suas crenças da "realidade".

Se você acredita em Deus, acredite que ele nos criou e criou esse mundo (e isso já é uma grande coisa)...
Mas não seja estúpido de dar mais crédito a ele do que devia.

Quando um médico cura você, não é a Deus que você deve agradecer... E sim ao médico.
Quando você passa no vestibular, não é a Deus que você deve agradecer... E sim a si mesmo e ao esforço que você teve para conseguir essa realização.
Quando um carro quase passa por cima de você na rua, mas consegue freiar... Agradeça ao fato do motorista ter conseguido fazer a manobra... E ao gênio que criou o freio ABS.


Algumas vezes, o crédito é nosso.



Obs.: Eu estive sem escrever durante um tempo...
Isso se deve à minha vida pessoal.
Quando minha mente fica confusa com coisas lá, ela não consegue se concentrar em escrever coisas aqui.
Eu sou o tipo de pessoa que só consegue escrever (sejam textos, poesias, músicas...) em duas situações:
- Quando eu fico muito puto/triste com algo, e assim meu pensamento se foca só naquilo;
- Quando eu estou completamente tranquilo com tudo, então meu pensamento pode se focar no que eu bem entender.

Não posso dizer que meus problemas lá fora acabaram... Mas acho que me sinto um pouco House hoje, então decidi escrever um pouco sobre ele.

Um comentário:

  1. Puts, concordo em gênero, número e grau contigo!
    Mto bom.
    E porra, eu acho essa frase do house geniaaal!
    Bom, eu acredito em Deus. E olho pros dois lados.
    Cada um no seu quadrado, quem passou no vestibuar fui eu =D

    ResponderExcluir